Notícias Envie esse conteúdo para o email de um amigo Exibe a versão de impressão da página Retorna para a página anterior

OCB apoia Programa Agricultura de Baixo Carbono

(21/07/2011 - 10:29)

“O desafio de preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável está entre os princípios do cooperativismo brasileiro. A busca pela sustentabilidade é, na verdade, parte do nosso DNA”. Assim, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, reafirma o seu apoio a iniciativas que tenham esse objetivo, como o Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), promovido pelo governo federal.
 
O Programa ABC reflete o esforço do governo para atender aos compromissos voluntários assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáricas (COP 15), de redução significativa das emissões de gases de efeito estufa gerados por alguns setores produtivos. É também um caminho para tornar a produção brasileira mais competitiva, inclusive diante de barreiras ambientais. Para somar, estão previstos repasse de tecnologias e assistência técnica que irão fomentar a redução e o sequestro de carbono.
 
Nesse contexto, Freitas ressalta o papel desempenhado pelo setor cooperativista. “Nossas cooperativas trabalham constantemente com foco na sustentabilidade dos seus produtos e processos, com a adoção de técnicas que conciliem eficiência na produção e proteção dos recursos naturais. E, como elas são formadas justamente pelos produtores, estão muito próximas a eles e têm um grande poder de disseminar as boas práticas”, comenta. Ele conta que, pelo fato do movimento ter essas questões tão arraigadas e já realizar ações dessa natureza, a OCB participou da formatação do programa, a convite da Casa Civil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), coordenador do projeto.
 
“Algumas cooperativas inspiraram, por exemplo, a inclusão de técnicas como o tratamento de dejetos de animais pra a geração de energia, o plantio direto e a fixação biológica de nitrogênio”, conta o presidente da entidade. Com o intuito de propagar e ampliar os conceitos de eficiência na produção e sustentabilidade no sistema, a organização colabora na divulgação e execução do programa ABC.
 
Programa ABC – Para disseminar seus objetivos, o governo federal tem realizado ações como seminários, além de sua inserção em planos como o Agrícola e Pecuário 2011/2012, lançado no último dia 17 de junho, em Ribeirão Preto (SP), que contém linhas de crédito para adoção das técnicas previstas no programa, com taxas diferenciadas.


Outras Notícias
25/05/2011
Crédito de carbono: regras para mercado voluntário
26/04/2011
Cooperativa baiana de reciclagem sai na frente
10/12/2010
Cooperativas que realizam reflorestamento são monitoradas
09/12/2010
Legislativo de Lajeado recebe Selo Carbono
02/12/2010
OCB apresenta relatório à Embaixada Britânica
 
Tecnologia  WebAdvisor